logo

Atualidades

Ezequiel e outros 5 deputados de MT votam favoráveis à punição de juízes e promotores


Por Valérya Próspero/RDNews

img

Dos oito deputados federais de Mato Grosso, seis votaram favoráveis à emenda que prevê  responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.

O único voto contrário foi de Nilson Leitão (PSDB). O deputado Fábio Garcia (PSB) não compareceu à sessão.

Votaram favoráveis os deputados: Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Ságuas Moraes (PT), Tampinha (PSD) e Valtenir Pereira (PMDB). Nilson Leitão (PSDB) votou contra e o deputado Fabio Garcia se fez ausente.  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje (30), por 313 votos a 132 e 5 abstenções, a emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) ao projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16). Entre os motivos listados está a atuação com motivação político-partidária.

Conforme a emenda, entre os crimes de responsabilidade dos magistrados está a alteração da decisão ou voto já proferido, exceto por via de recurso; exercer atividade político-partidária; ser desidioso (negligente, preguiçoso) no cumprimento dos deveres do cargo; proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções; manifestar opinião sobre processo pendente, ou juizo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças;  entre outros. 

No que diz respeito aos membros do Ministério Público são crimes de responsabilidade emitir parecer quando suspeito; promover a instauração de ação penal ou civil contra alguém sem que exista indícios mínimos de prática de delito. 

De acordo com o documento, qualquer cidadão pode denunciar membro da magistratura ou do MP. Confira íntegra da emenda aqui.

Diante das mudanças feitas no projeto de lei contra a corrupção, grupos organizados da população já marcou protestos nas ruas contra as emendas, entre elas da punição a juízes e promotores. A manifestação será em 4 de dezembro,  a partir das 17h, na praça Oito de Abril (em frente ao Choppão). O principal foco era a possível anistia ao Caixa 2, mas novas mudanças foram implantadas no PL, ontem. (Com Assessoria)





MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.