logo

Atualidades

Ezequiel e outros 5 deputados de MT votam favoráveis à punição de juízes e promotores


Por Valérya Próspero/RDNews

img

Dos oito deputados federais de Mato Grosso, seis votaram favoráveis à emenda que prevê  responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.

O único voto contrário foi de Nilson Leitão (PSDB). O deputado Fábio Garcia (PSB) não compareceu à sessão.

Votaram favoráveis os deputados: Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Ságuas Moraes (PT), Tampinha (PSD) e Valtenir Pereira (PMDB). Nilson Leitão (PSDB) votou contra e o deputado Fabio Garcia se fez ausente.  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de hoje (30), por 313 votos a 132 e 5 abstenções, a emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) ao projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16). Entre os motivos listados está a atuação com motivação político-partidária.

Conforme a emenda, entre os crimes de responsabilidade dos magistrados está a alteração da decisão ou voto já proferido, exceto por via de recurso; exercer atividade político-partidária; ser desidioso (negligente, preguiçoso) no cumprimento dos deveres do cargo; proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções; manifestar opinião sobre processo pendente, ou juizo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças;  entre outros. 

No que diz respeito aos membros do Ministério Público são crimes de responsabilidade emitir parecer quando suspeito; promover a instauração de ação penal ou civil contra alguém sem que exista indícios mínimos de prática de delito. 

De acordo com o documento, qualquer cidadão pode denunciar membro da magistratura ou do MP. Confira íntegra da emenda aqui.

Diante das mudanças feitas no projeto de lei contra a corrupção, grupos organizados da população já marcou protestos nas ruas contra as emendas, entre elas da punição a juízes e promotores. A manifestação será em 4 de dezembro,  a partir das 17h, na praça Oito de Abril (em frente ao Choppão). O principal foco era a possível anistia ao Caixa 2, mas novas mudanças foram implantadas no PL, ontem. (Com Assessoria)





JUSTIÇA

Vice-prefeita de Jauru permanecerá no cargo até o julgamento da revisão criminal de sua condenação

A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), obteve uma decisão liminar que lhe permite continuar no cargo até a análise final de uma Ação Revisional apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O pedido tramita no Gabinete da 2ª Turma e busca reavaliar a condenação que resultou na perda de seu mandato. A condenação, proferida nos autos da Ação...


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.